quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Avaliação e reparo de Fone de ouvido Bose QC25 - Lado esquerdo não funciona!

Eu viajo de avião quase toda semana para trabalho. Avião na minha opinião é a perfeita máquina de tortura: apertado, poltrona ruim e barulhento, seja por causa dos motores ou das pessoas e crianças que ficam gritando (eu sei que isso soa rabugento!). O fone de ouvido que eles dão no avião é horrivel: vc precisa colocar lá no alto para escutar alguma coisa no meio da barulheira, o som é sofrido...me deixa maluco.

Eu já havia utilizado diversos modelos de fone de ouvido, alguns que prometiam até reduzir ruídos, mas nada era legal. Até que encontrei o Bose QC25. Caro pra caralho, mas a redução do ruído era algo mágico, muito melhor que qualquer coisa que eu conhecia na época, e o som infinitamente melhor que qualquer outra coisa que eu já havia utilizado! Isso era em 2015.

Agora, meio de 2018, o lado esquerdo do fone parou de funcionar! Achei na internet um método de colocar um papel no falante para fazer ele funcionar....funciona...mas só por algum tempo. O problema é o falante mesmo que quebra o fio da bobina e ele deixa de funcionar. Para um fone de US$300 eu acho que durou pouco.

É impossivel encontrar os falantes originais na internet aqui no Brazil, tem um monte de gente vendendo coisas parecidas.

Fotos do falante original bose 

Fotos do falante original bose
Achei no mercado livre um cara vendendo falantes de reposição para Bose: ele cobrava quase R$60 cada falante. Encontrei o mesmo falante sendo vendido por outra pessoa por R$30 o par. O modelo que utilizei foi esse aqui: TONLEN P1695. O mesmo modelo que o cara do R$60 reais dizia vender.

Resultado de imagem para tonlen P1695
Imagem do falante TONLEN P1695
Resultado de imagem para tonlen P1695
Imagem do falante TONLEN P1695
Existem vários vídeo no youtube de como fazer esse reparo:



Troquei só o lado esquerdo, mas ficou esquisito: a sensibilidade dos falantes era diferente - o original era mais alto e tinha outra equalização. Parecia que um ouvido ficava tampado e estava dando dor de cabeça. Depois que troquei os dois falantes o desconforto sumiu.

Eu percebí que a equalização esta diferente com os novos falantes. Não é a mesma coisa que o original, a qualidade do som um pouco pior, mas mesmo assim é melhor que turbina de avião e crianças gritando.

Algumas coisas importantes que percebi nessa troca e valem como dica para quem for tentar reparar seu fone de ouvído:

1 - Precisa trocar os dois falantes: se forem diferentes o volume e equalização diferentes vão te deixar maluco se voce tiver uma mínima sensibilidade auditiva. Se vc for um ogro surdo tanto faz.
2 - A polaridade dos falantes é muito importante para o sistema de redução de ruído funcionar. Certifique de soldar o fio positivo no positivo do falante. O fio positivo é vermelho, e está marcado na placa eletrônica com um sinal de +. No falante geralmente tem uma marca vermelha.
3 - Vc vai precisar colar os novos falantes para o som ficar melhor. Eu usei cola quente.
4 - Não vai ficar a mesma coisa. No meu caso a equalização com os novos falantes é melhor com o sistema anti ruído e equalizador desligado.

O fone Bose QC25 é muito bom: confortável, sistema de cancelamento de ruído muito bom e boa qualidade de som. Entretanto durou pouco. Por isso resolvi não dar meu dinheiro para Bose e mandar para um concorrente: comprei, um Sony WH1000XM2. Apesar desse nome que parece numeração de chassi de carro espero que ele seja tão bom quanto o Bose e dure um pouco mais. Vou arriscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário