sábado, 11 de junho de 2016

Teste de maquina de solda TOSENSE 520TSC após reparo.

Hoje foi dia de teste da máquina!!

Queira ver se nada fazia BUM, e se acontecia alguma coisa. Não tenho as pontas de solda, por isso o teste foi feito somente com alguns fios que encontrei por aqui. O primeiro teste foi o teste do BUM. 
Ligar e ver se faz BUM:


Depois de passar pelo teste do BUM, foi medida a corrente para saber se o controle de corrente estava funcionando corretamente.


A maquina foi testada no modo solda de arco. Neste modo a maquina é somente uma fonte de corrente até 200 A. Utilizei um amperímetro de efeito hall (pois a corrente é DC) para conferir a saída. Tudo parece estar funcionando corretamente.
Não foram testados os outros modos (TIG e corte de Plasma) porque nestes modos existe o starter HF, alta tensão! Não achei seguro testar isso sem as pontas adequadas.

Foi quase um ano consertando esta fonte, mas no final parece que valeu a pena. Muitas coisas estavam estragadas por isso o reparo foi demorado. Os problemas encontrados foram:
  1. Fonte 24V na entrada não estava operando. Foi encontrado um resistor errado no circuito chaveado, oque é muito estranho. Ou a fonte nunca funcionou ou alguém tentou reparar e utilizou um resistor de valor errado. A fonte chegou para mim com uma fonte 24 V externa que foi removida.
  2. Erro de temperatura: após reparar a fonte 24 V a fonte apresentava erro de temperatura. Foi verificado o sensor de temperatura mas o mesmo estava operando corretamente.
  3. Foi encontrado um transistor de potencia em curto. Foi necessário trocar 3 transistores!! Isso aconteceu por que não tinha um transistor do mesmo modelo. No chaveamento do transformador são utilizados transistores em paralelo e é muito importante que eles sejam do mesmo modelo, caso contrário a corrente entre eles pode ser dividida de forma diferente e acabar queimando um deles. Isso também resolveu o problema de erro de temperatura - que na verdade era um erro de corrente devido ao curto. A documentação da fonte é  muito ruim nesse sentido.
  4. Não existia conexão entre o driver do gate e um conjunto de transistores. Foi encontrado um dano na placa, provavelmente devido a tentativa de reparo anterior. A conexão foi restabelecida com um fio.
Devido aos diferentes problemas encontrados foi necessário entender todo o funcionamento da fonte e puxar o esquema elétrico. Nos próximos posts serão compartilhados os esquemáticos de algumas partes da fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário